segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

1995 - MAR DEL PLATA, ARGENTINA


O crescimento dos Jogos Pan-americanos, iniciado na edição de 1979, atingiu seu auge em Mar Del Plata. Nada menos que sete novas modalidades entraram no programa de competição. Dos sete novos esportes, apenas o badminton já fazia parte do programa olímpico e somente o triatlo seria integrado aos Jogos Olímpicos posteriormente.Com tantas novidades, o número de atletas também cresceu significativamente. Foram 5.144 competidores, o maior número já registrado na história do Pan até então. Para dar conta de tudo isso, Mar Del Plata dividiu com outras seis cidades a honra de receber o evento. Buenos Aires recebeu disputas em nove esportes; Paraná, a capital argentina do softbol, ficou com esta modalidade; Santa Fé foi a sede do esqui aquático; Tandil e Necochea serviram como subsedes para o torneio de futebol; e Miramar recebeu a prova de mountain bike do ciclismo.
A Delegação Brasileira, que só não teve representantes na patinação artística, pelota basca, no raquetebol, esqui aquático, hóquei na grama e softbol, alcançou uma série de marcas expressivas.Com o primeiro lugar na dupla e por equipe, o mesa-tenista Cláudio Kano atingiu o recorde de quatro Pans consecutivos ganhando pelo menos uma medalha de ouro. Kano morreu em 1996, vítima de um acidente de moto.A natação conseguiu o recorde de 16 medalhas, entre elas a de ouro de Fernando Scherer, o Xuxa, nos 50m livre - prova em que derrotou o americano Tom Jagger, recordista mundial na época. Nos Jogos Olímpicos de Atlanta, EUA, em 1996, Xuxa ficaria com o bronze na mesma prova.No hipismo, o cavaleiro Nelson Pessoa voltou a ganhar uma medalha de ouro numa edição dos Jogos Pan-Americanos 28 anos depois de subir ao topo do pódio com a equipe de saltos em Winnipeg, Canadá, em 67. Nos Jogos de Mar del Plata, Nelson tinha a seu lado na equipe o filho Rodrigo Pessoa, além de Vitor Alves Teixeira e André Bier Johannpeter. Em Atlanta, Rodrigo e André se juntaram a Luiz Felipe de Azevedo e Alvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, na equipe que ganhou o bronze.Sem tanta tradição, a equipe do concurso completo de equitação (CCE), formada por cavaleiros do interior de São Paulo (Serguey Fofanoff, Luciano Miranda Drubi, André Luiz Giovanini e Ruy Leme da Fonseca Filho) também ganhou o ouro em Mar del Plata.No atletismo, o campeão olímpico de 1984 Joaquim Cruz marcou seu retorno após quatro anos de lesões e cirurgias no tendão de aquiles com uma brilhante vitória nos 1.500m. E, na vela, o iatista Robert Scheidt começava com uma medalha de ouro na Argentina o seu domínio internacional na classe laser, que se consolidaria com outro ouro em Atlanta.
A Argentina também deu um salto no quadro de medalhas. Em relação a 1991, os argentinos ganharam 29 medalhas de ouro a mais (40 a 11) e um total de 104 medalhas a mais (159 a 55). Uma das conquistas mais dramáticas foi justamente no esporte mais popular do país, o futebol. Com uma seleção jovem - mas cheia de futuros astros do futebol mundial como Zanetti, Ortega, Crespo e Sorín -, a Argentina ganhou o ouro numa decisão por pênaltis na final contra o México.O avanço argentino não impediu, contudo, que os Estados Unidos retomassem a hegemonia continental. Depois de ficar atrás de Cuba no quadro de medalhas do Pan de Havana, os EUA totalizaram imbatíveis 170 medalhas de ouro nos Jogos de Mar Del Plata.As Ilhas Virgens Britânicas foram o país de menor delegação esportiva nos Jogos. Apenas um atleta defendeu o país. Foi o velejador Robert David Hirst, que competiu na categoria laser e terminou em oitavo lugar.Estreante nos Jogos, a Dominica não tinha uma delegação muito maior do que a das Ilhas Virgens Britânicas. Porém, o país pôde festejar a conquista de uma medalha. Jerome Romain ganhou a prata no salto triplo, com a marca de 17m24.

Número de países: 42
Países: Antígua e Barbuda, Antilhas Holandesas, Argentina, Aruba, Bahamas, Barbados, Belize, Bermuda, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Dominica, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Granada, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Ilhas Cayman, Ilhas Virgens, Ilhas Virgens Britânicas, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Santa Lúcia, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Granadinas, Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela.
Total de atletas: 5.144
Atletas do Brasil: 401
Número de esportes: 34
Esportes: Atletismo, badminton, basquete, beisebol, boliche, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, esportes aquáticos (natação, natação sincronizada, saltos ornamentais, pólo aquático), esqui aquático, futebol, ginástica (artística e rítimica), handebol, hipismo, hóquei sobre grama, judô, karatê, levantamento de peso, lutas, patinação sobre rodas, pelota basca, raquetebol, remo, softbol, squash, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, vela e vôlei.
Esportes estreantes: Badminton, esqui aquático, karatê, pelota basca, raquetebol, squash e triatlo

Quadro de medalhas

País
Total
Ouro
Prata
Bronze
EUA
425
170
145
110
Cuba
238
112
66
60
Canadá
177
47
61
69
Argentina
159
40
45
74
Brasil
82
18
27
37
México
80
23
20
37
Venezuela
48
9
14
25
Colômbia
48
5
15
28
Porto Rico
22
1
9
12
Chile
18
2
6
10
Uruguai
8
1
4
3
Guatemala
8
1
1
6
República Dominicana
7
1
1
5
Peru
7
-
3
4
Antilhas Holandesas
6
1
1
4
Trinidad e Tobago
6
-
-
6
Equador
5
1
1
3
Jamaica
4
-
2
2
Nicarágua
4
-
2
2
Ilhas Virgens
3
-
3
-
Bahamas
3
-
2
1
Paraguai
3
-
1
2
Costa Rica
2
-
1
1
Honduras
2
-
-
2
Suriname
2
-
-
2
Dominica
1
-
1
-
El Salvador
1
-
1
-
Panamá
1
-
1
-
Antígua e Barbuda
1
-
-
1
Bermudas
1
-
-
1
São Vicente e Granadinas
1
-
-
1

Nenhum comentário:

Postar um comentário