sexta-feira, 14 de outubro de 2011

1951 - BUENOS AIRES, ARGENTINA


No I Congresso Esportivo Pan-americano decidiu-se que a primeira edição dos Jogos Pan-americanos seria disputada em 1942, em Buenos Aires. A Segunda Guerra Mundial adiou a realização do evento, mas, a cada ano, a capital argentina renovou seu direito de organizar os Jogos.
No II Congresso Esportivo Pan-americano, em 48, ficou decidido que a primeira edição do Pan seria em 1951 e que a sede seria, conforme programado anteriormente, Buenos Aires.
O pontapé inicial para a primeira edição dos Jogos Pan-Americanos foi dado no dia 25 de fevereiro. Cerca de 100 mil espectadores presenciaram a cerimônia de abertura, que foi prestigiada pelo presidente Juan Perón e sua esposa Evita, a co-presidente do Comitê Organizador dos Jogos. Os Jogos Pan-Americanos respeitaram, desde o começo, alguns protocolos olímpicos. Já em 1951 houve desfile de Delegações, Tocha e Fogo Pan-Americanos, Juramento Olímpico e Cerimônias de Abertura e Encerramento.
Um ano antes de quebrar o recorde mundial do salto triplo e conquistar o ouro nos Jogos Olímpicos de Helsinque, na Finlândia, Adhemar Ferreira da Silva foi campeão na Argentina, saltando 15m19. Na mesma prova, o brasileiro Hélio Coutinho da Silva ficou com a prata.
Outro atleta que conquistou medalha em Buenos Aires e Hensique foi nadador Tetsuo Okamoto. Na capital argentina ele ficou com o ouro nos 400m e 1.500m livre. E foi nos 1.500m que ele ganhou o bronze na Finlândia.
O Brasil ainda levou mais duas medalhas de ouro, com Eric Tinoco Marques, no pentatlo moderno, e com Roberto M. Bueno e Gastão A. F. P. Souza na classe star da vela. As regatas do iatismo quase não se realizaram por falta de concorrentes. Na star, apenas Argentina, Brasil e Chile participaram.
Do time masculino de basquete, que conquistou a medalha de bronze, Alberto Marson, Alfredo Rodrigues da Mota, Massinet Sorcinelli e Algodão haviam participado da campanha que deu ao basquete brasileiro sua primeira medalha olímpica, com o bronze nos Jogos de Londres, em 1948.
Pela primeira vez uma equipe brasileira de esgrima chegou à final de uma competição internacional de grande porte. O time masculino do sabre foi bronze e Estevão Molnar ainda conquistou outro bronze na disputa individual da mesma arma. A ginástica olímpica brasileira fez sua estréia em competições internacionais.
Os anfitriões argentinos não decepcionaram sua torcida. A Argentina foi a vencedora da competição, com 68 medalhas de ouro e 150 no total. Conquistaram todas as 15 medalhas de ouro em disputa no remo e no boxe; no ciclismo, levaram sete de oito medalhas de ouro.
Os Estados Unidos tiveram um motivo para explicar o "mau" desempenho e o segundo lugar nos Jogos. Por problemas financeiros, a Delegação Americana ficou limitada a 175 atletas e o país não teve representantes em sete esportes: hipismo, futebol, ginástica, pólo, remo, tênis e vela.

Número de países: 21
Países: Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Guiana Francesa, Guatemala, Haiti, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela.

Total de Atletas: 2.513
Atletas do Brasil: 179 atletas

Número de esportes: 18
Esportes: Atletismo, basquete, beisebol, boxe, ciclismo, esgrima, esportes aquáticos (natação, saltos ornamentais, pólo aquático), futebol, ginástica, hipismo, levantamento de peso, lutas, pentatlo moderno, pólo, remo, tênis, tiro esportivo e vela.

QUADRO DE MEDALHAS



País
Total
Ouro
Prata
Bronze
Argentina
150
68
44
38
EUA
95
44
33
18
Chile
41
9
20
12
México
40
4
9
27
Brasil
32
5
15
12
Cuba
28
9
9
10
Peru
14
2
5
7
Trinidad e Tobago
4
1
3
-
Jamaica
3
-
-
3
Equador
2
1
-
1
Venezuela
2
-
1
1
Panamá
2
-
-
2
Paraguai
2
-
-
2
Colômbia
1
1
-
-
Costa Rica
1
-
1
-
Guatemala
1
-
-
1
Haiti
1
-
-
1

Nenhum comentário:

Postar um comentário